Produtividade e Pessoal

Porcelana, cerâmica ou melamina: como escolher as placas certas?

Os pratos são um acessório indispensável nas nossas casas, capazes de dar um toque extra à mesa do dia-a-dia e criar o ambiente certo quando organizamos um jantar com amigos. Depois de falar consigo sobre como escolher a toalha de mesa certa para a sua mesa de jantar , hoje vou dar-lhe algumas dicas sobre o tipo de pratos mais adequado às suas necessidades. Quando se apercebe que necessita de um novo jogo de pratos, é normal ter várias dúvidas e não saber orientar-se na vasta proposta de materiais , padrões e composições que podemos encontrar à venda, ao escolher brindes personalizados

O serviço de jantar: para que queremos utilizá-lo?
Antes de tudo, seria bom nos perguntarmos por que queremos comprar pratos novos , para nos ajudar a escolher com mais cuidado: precisamos de pratos para o dia a dia ou queremos pratos adequados para colocar uma mesa elegante para uma ocasião especial ?

O serviço de refeições diárias
Na hora de escolher pratos do dia a dia tendemos a preferir produtos mais baratos ou de qualidade inferior , mas isso é um erro. Precisamente porque os usamos todos os dias, de facto, precisamos de um conjunto robusto e de qualidade que resista a uma utilização prolongada e a lavagens frequentes na máquina de lavar loiça ou à mão. É uma boa ideia escolher uma louça prática e segura , resistente à quebra e, portanto, feita de um material como a porcelana , sem riscos e lisa ao toque, para que a porosidade não comprometa sua resistência. Por último, considere também a possibilidade de usar os pratos também durante a preparação dos alimentos , por exemplo, colocando-os no micro-ondas ., e a facilidade de lavagem que permite lavá-los na máquina de lavar loiça, característica essencial para a loiça do dia-a-dia.

O serviço de jantar para ocasiões especiais
Se, por outro lado, procuramos um serviço especial para receber os convidados ao jantar, o meu conselho é começar pela mesa que queremos pôr. Se é o seu primeiro conjunto de pratos elegantes, comece com um estilo clássico, que se adapta a todas as ocasiões, com uma cor sólida, branco se gosta de tradição ou preto se quiser dar um toque mais contemporâneo.
Se, por outro lado, procura pratos para ocasiões festivas como o Natal ou a Páscoa , é uma boa ideia optar pelo clássico serviço de porcelana com rebordo ou decoração a ouro, a combinar com placa inferior espelhada. É um serviço requintado e intemporal que vai criar um ambiente especial na sua mesa e combinar na perfeição com todos os tipos de loiça.

Como escolher o material da placa
Uma vez estabelecido o uso que queremos dar ao nosso novo conjunto de placas , vamos esclarecer o tipo de material mais adequado aos nossos objetivos. Com certeza você sabe que existem no mercado placas em diversos materiais, da cerâmica ao porcelanato , mas qual a diferença entre um material e outro e qual é o mais adequado para cada uso ?

pratos de porcelana
Comecemos pelo mais clássico e brasonado do mercado, a porcelana . Os jogos de pratos feitos com este material são os mais elegantes porque sempre foi usado nos designs mais refinados. No mercado encontram-se belas loiças , tanto decoradas como brancas, que são o expoente máximo deste material, pois a porcelana tem um brilho inigualável e um aspecto difícil de envelhecer e desgastar.
Precisamente por isso, geralmente é preferido criar conjuntos de pratos brancos ou, como mencionamos acima, excelentes conjuntos elegantes com bordas e decorações douradas, que são adequados para jantares mais formais. Deve-se sempre ter em mente que tamanha beleza se combina com uma grande fragilidade, que em caso de pancadas ou quedas muitas vezes provoca a quebra das placas: por isso é preferível lavá-las à mão e ter um cuidado especial ao guardá-las, fazer eles duram ao longo dos anos.

Pratos de cerâmica
A cerâmica é o material mais adequado para as decorações modernas , para todos os trabalhos manuais e foi de longe o material mais utilizado para pratos de cozinha até que a porcelana o substituiu parcialmente para ocasiões elegantes, graças ao seu maior brilho, embora ainda sejam os mais utilizados na vida cotidiana. Ao contrário destes, de facto, os pratos de cerâmica são menos brilhantes, principalmente na versão branca, e é precisamente por isso que os encontramos facilmente com decorações coloridas e originais, muito agradáveis ​​e adequados para dar um toque extra à nossa mesa. É precisamente por isso que você pode encontrar particularmenteversões imaginativas feitas à mão: são muitos os artistas que abordam a cerâmica para a mesa e que se expressam através de artefactos verdadeiramente criativos , criando pratos artesanais únicos e irrepetíveis.
Isso torna a cerâmica interessante e valiosa para mim, porque pode dar personalidade a qualquer mesa. A cerâmica às vezes pode ser um pouco mais frágil e, quando lasca, a cor rosada da terra brilha. Portanto, fique atento para que as louças de cerâmica tenham um bom vidrado , livre de arranhões e rachaduras visíveis, pois isso pode tornar seu novo conjunto frágil e difícil de lavar. Devo dizer-lhe, no entanto, que também encontrei algumas peças antigasjogos de louça que têm pequenas marcas e pequenas lascas bonitas. Esse lado vivido reflete perfeitamente o meu amor por objetos com uma história, uma filosofia que hoje é conhecida por uma palavra japonesa que a encapsula na sua totalidade, Wabi Sabi.
Tenho um prazer especial em olhar e manusear placas de cerâmica feitas à mão . Acho que têm o mesmo encanto de um quadro bonito e o facto de uma vez colocados na mesa serem todos diferentes com pormenores únicos torna-os ainda mais bonitos!

Gres pratos
Por fim, dediquemo-nos algumas palavras ao Gres , um material muito robusto frequentemente utilizado para pratos com linhas muito modernas e minimalistas que privilegiam os tons terrosos neutros e suaves ou os brancos naturais . Perfeitos para uma decoração com tons escandinavos, estes pratos combinam bem com outros materiais naturais como o linho em todas as cores terrosas.

pratos de melamina
Uma questão separada se aplica às placas de melamina . Embora muitas pessoas cometam esse erro, a melamina não é plástica, mas uma resina muito dura que não risca e é muito improvável que descasque ou quebre e é super resistente. Um prato feito de melanina é realmente perfeito para o uso diário porque é leve, robusto e pode ser lavado na máquina de lavar louça ! Não só isso, dada a versatilidade deste material altamente resistente, é ideal para jantares buffet e para pôr a mesa no jardim ou no barco, com um resultado informal mas valioso. Portanto, não deve ser confundido com uma placa de plástico!

Pratos Simples ou Decorados?
É claro que um prato liso, principalmente se for de cor neutra , será fácil de combinar com tudo, mas por vezes optar pelo branco equivale a passar despercebido e o resultado será pouco atrativo. Por outro lado, até para a escolha dos pratos tem de contar com as escolhas feitas em termos gerais para a sua casa. Vocês são minimalistas ou maximalistas? E, mais especificamente, dê uma olhada na toalha de mesa e na cena do jogo americano. De nada adianta se apaixonar por um conjunto de pratos com limões amarelos se eles se chocam descaradamente com os demais elementos da sua louça. Considere também a área em que você deseja definir a tabela. Onde você se encontra? Existem pratos decorados com belos corais e peixes, mas talvez não sejam adequados para a cidade e para as mesas durante todo o ano. Desenhos abstratos, salpicos de cor ou, inversamente , desenhos geométricos também são bonitos quando combinados com padrões ou padrões florais , divirta-se criando arranjos de mesa maximalistas se quiser e procure o fio comum de uma cor orientadora. No entanto, se não se sentir confiante, pode sempre procurar o conforto tranquilizador de um prato de cor sólida e de forma clássica ou, em vez disso, o modernolinhas de grés para criar uma atmosfera bonita e natural, talvez misturando diferentes tons de areia, ferrugem ou cinzas. neste caso, recomendo que você também use combinações de materiais com diferentes grãos, ou seja, privilegiando o contraste dos materiais, pois você ficará mais delicado com as cores. Com tons naturais, por exemplo, combine linho, madeira , ferro, canudo de vidro artesanal !

Quantos pratos devo comprar?
Você deve ter notado que, quando precisa comprar um serviço de jantar, as pessoas costumam falar sobre um serviço de 18 ou 36 peças. Mas o que significa exatamente? E quantas placas você deve comprar em geral? Quando falamos de um conjunto de 18 peças , queremos dizer um conjunto para 6 pessoas composto por prato raso, prato raso e prato de fruta. Por outro lado, quando falamos de um conjunto de 36 peças, queremos dizer 12 pratos de jantar, 12 pratos de sopa e 12 pratos de frutas, aos quais geralmente podem ser adicionados pratos de servir.
Em geral, eu sempre desaconselho a compra de conjuntos de no mínimo 18 peças , porque mesmo que sejam apenas dois ou três em casa, você vai quererconvidar alguém ou, mais simplesmente, o facto de ter alguns pratos a mais vai permitir-lhe não ter de lavar a loiça a cada refeição, mas poder carregar a máquina de lavar loiça à hora do almoço e depois terminá-la à noite com uma poupança considerável de energia e esforço. Digo mais, meu conselho, sempre que possível, é comprar também mais chapas planas , as famosas chapas duplas, porque geralmente são mais usadas e, portanto, é bom ter mais disponíveis. Você também deve considerar que, com o tempo, é provável que quebre alguns pratos e talvez não encontre mais o mesmo modelo ou cor no mercado.
Lembro-me que quando me casei, minha mãe me aconselhou a comprar um conjunto o mais completo possível, e acrescentar pelo menos três ou quatro pratos para uma possível quebra. Com o tempo quebrei alguns pratos, mas mesmo assim ainda consigo arrumar a mesa para 12 . Se você comprar alguns pratos, acabará com um conjunto ruim de pratos depois de um curto período de tempo e será forçado a trocar todo o conjunto novamente.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *