Produtividade e Pessoal

Por que você deve contratar e desenvolver funcionários mais velhos

stamos caminhando para uma crise demográfica. A expectativa de vida está aumentando, as taxas de natalidade estão caindo, menos jovens estão ingressando na força de trabalho e nossa população está envelhecendo.

Até recentemente, aqueles com mais de 65 anos não ultrapassavam 3% ou 4% da população. Agora é de 15% e chegará a 25% em 2050 e 40% no Japão, Coréia e Cingapura. No Reino Unido, o número de pessoas com 65 anos ou mais aumentará de 28% da força de trabalho em 2015 para 35% em 2030; no Japão, será de cerca de 74% em 2050.

Uma população envelhecida levará à escassez de mão de obra e habilidades. Uma resposta é continuar usando o conhecimento, as habilidades e a experiência dos idosos, incentivando-os a permanecer no mercado de trabalho. Mas esta solução pode esbarrar no problema da discriminação por idade , ao adotar um home care em bh .

Claudio Ranieri, um experiente treinador de futebol da Premiership inglesa, foi recentemente nomeado para o Watford Football Club. Isso foi surpreendente, porque ele tem 70 anos.

Os trabalhadores mais velhos são comumente vistos como caros, de baixo desempenho, menos motivados, sem habilidades tecnológicas, com capacidade limitada de aprender e resistentes a mudanças. Além disso, os funcionários mais jovens podem achar difícil gerenciar colegas mais velhos e aguerridos. E os idosos podem se ressentir quando jovens inexperientes dizem o que fazer.

Os pontos fortes dos idosos
No entanto, para os empregadores que consideram contratar e desenvolver trabalhadores mais velhos, há boas notícias: os idosos tendem a ser melhores ou pelo menos tão bons quanto os jovens nessas áreas:

atitude positiva para trabalhar
engajado, comprometido, confiável, menor rotatividade
capacidade de acertar o chão correndo
habilidades práticas e conhecimento
experiência, insights, julgamento
ansiosos para compartilhar seus conhecimentos e orientar outros
altamente conectado e conectado
habilidades de comunicação
capacidade de resolução de problemas
lidando com situações difíceis
entender as necessidades de clientes e clientes mais antigos
combinando perspectivas, incentivando a inovação
contribuindo para equipes com idades diversas.
Funcionários mais velhos também podem ajudar a combater o cibercrime. A Norsk Hydro, uma empresa norueguesa de metais e eletricidade, foi alvo de um ataque de ransomware em 2019 . Em vez de interromper a produção, os funcionários veteranos, cujas carreiras começaram na era pré-digital, mudaram para a operação manual.

Os funcionários mais jovens da empresa não tinham as habilidades para fazer isso.

E há um grupo de idosos que estão aptos e dispostos a trabalhar, devido à popularidade da aposentadoria : se aposentar e depois voltar ao trabalho em período integral ou meio período.

No Reino Unido, cerca de 25% dos aposentados retornam ao trabalho em cinco anos. Os motivos variam: tédio, renda extra, desafio intelectual, contato social, desejo de contribuir.

Os benefícios de uma força de trabalho multigeracional
Agora você pode encontrar quatro ou cinco gerações trabalhando na mesma organização. A faixa etária dos funcionários da rede de fast food McDonald’s no Reino Unido é de incríveis 75 anos, de 16 a 91 anos. Acredita-se que as diferentes gerações tenham diferentes abordagens de trabalho.

Dizem que os boomers querem flexibilidade e autonomia.
A Geração X é ambiciosa, socialmente confiante e impulsionadora da mudança.
A Geração Y resiste ao microgerenciamento e deseja flexibilidade, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e senso de propósito.
A Geração Z quer liberdade de expressão, rejeita a hierarquia, gosta de trabalhar em equipe e prefere usar sua própria tecnologia no trabalho em vez de sistemas corporativos.
Mas a maioria dessas expectativas de trabalho são genéricas. As diferenças geracionais podem ser exageradas e as diferenças entre os indivíduos podem ser tão importantes. Em particular, ter muitas gerações na mesma força de trabalho traz benefícios.

Uma pesquisa do McDonald’s do Reino Unido descobriu que funcionários em equipes com idades diversas tinham maior satisfação no trabalho e melhor desempenho. O McDonald’s pesquisou 32.000 funcionários e descobriu que as equipes multigeracionais eram 10% mais felizes do que aquelas que trabalhavam em seu grupo de pares.

Uma pesquisa com 1.000 clientes do McDonald’s descobriu que mais de 80% gostavam de ver uma mistura de idades em uma equipe de restaurante, porque isso melhorava a atmosfera.

Os trabalhadores mais velhos prestaram um serviço melhor e orientaram os funcionários mais jovens. Os níveis de serviço ao cliente foram 20% superiores nos restaurantes com colaboradores com 60 anos ou mais.

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